quero-comprar2

“Meu maior prazer como artista é observar nos olhos dos espectadores a energia, encanto e fantasia que meu trabalho lhes traz” 

Acia nasceu em Tel-Aviv, Israel e cresceu no Rio de Janeiro, onde se formou em Programação Visual e Desenho Industrial. Trabalhou como designer no Rio de Janeiro e no ano 2000, mudou-se para Nova Iorque, onde perseguiu seu interesse pelas artes plásticas, estudando por 10 anos técnicas diversas de desenho e pintura em cursos e universidades da cidade, como School of Visual Arts, SUNY College e Art Students League of New York. Acia desenvolveu uma apostila para seus alunos, com a intenção de auxiliá-los a melhor compreender o método que utiliza para desenhar. Esta mesma apostila se transformou neste livro.

O ATO DE DESENHAR  O ato de desenhar é um processo interessante, pois é tão entrelaçado ao ato de enxergar, que os dois mal podem se separar um do outro. A habilidade de desenhar, depende da habilidade de enxergar como um artista enxerga. Essa maneira de olhar/ver/enxergar vai enriquecer sua vida de uma forma extraordinária.

DESENHAR É PARA POUCOS?  Artistas são vistos como pessoas que possuem um raro talento “enviado pelos Deuses”. Para muitas pessoas o processo do desenho é visto como um mistério acima da compreensão humana. Os próprios alimentam esse “mistério”, perpetuando, assim seu posto de talentoso e raro ser humano. Se você pergunta a um artista (uma pessoa que desenhe muito bem, após anos de treinamento e prática), “Como você desenha o rosto de alguém fazendo com que o desenho fique igualzinho à pessoa, quase uma fotografia?”, o artista vai provavelmente responder que tem um talento especial desde criança ou que apenas olha para a pessoa e começo a desenhar o que vê”. Isso parece lógico e faz sentido mas, claramente, não explica nada a respeito do processo de desenhar e pior, mantém aquela idéia de que desenhar é verdadeiramente uma habilidade para pessoas privilegiadas e bem dotadas de talento inato. O mais engraçado é que quase todas as pessoas acham o máximo saber desenhar, mas nem se atrevem a tomar aulas de desenho, pois elas dizem não ter talento algum. Isso é exatamente a mesma coisa que decidir não aprender inglês pois você não sabe falar inglês ou não fazer um curso de carpintaria por que você não sabe construir um móvel!

É POSSÍVEL ENSINAR E APRENDER A DESENHAR  Você irá logo, nos primeiros capítulos deste livro, descobrir que desenhar é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer pessoa normal, com visão e coordenação medianas – com habilidade suficiente como por exemplo, enfiar uma linha no buraco de uma agulha ou agarrar uma bola de futebol. Aprender a desenhar é muito mais do que apenas adquirir a habilidade para tal. Você aprenderá a ver direito, ou seja, você aprenderá a processar a informação visual da mesma maneira especial que fazem os artistas. Essa maneira de ver é diferente da maneira como você vêm enxergando toda a sua vida. Para isso você precisará usar seu cérebro de maneira diferente de como sempre o usou. Você aprenderá como nosso cérebro lida com as informações visuais.

Clique nas imagens para ampliar

« de 2 »